Novidades

Como aproveitar a capacidade de representação?

18/11/2009 12:03
   A criança descobre simbolicamente a importância do adulto em sua vida e as diferenças entre ambos.    Isso ocorre, por exemplo, quando ela faz de conta que é mãe e repreende o filho.    Cabe ao professor portanto, possibilitar que a mesma (criança) entenda essa...

—————

O que distingue os três primeiros anos de vida?

17/11/2009 15:43
   Esse é o período sensório-motor, caracterizado pela inteligência prática.    O mundo é algo a experimentar e conhecer por meios dos órgãos dos sentidos e das ações corporais.

—————

Como a criança aprende?

17/11/2009 15:42
   Presa à experiência imediata, ela nescessita da presensa dos objetos concretos.    Seus esquemas de ação são olhar, agarrar, ouvir, alcançar com a boca ou sentir com a pele.

—————

De que maneira o faz-de-conta desenvolve as liguagens?

17/11/2009 14:56
   No faz-de-conta, a criança realiza um esforço de tradução.    Ela não é velha, mas representa esse papel no jogo simbólico.    Também não é um bicho, mas pode imitá-lo.    Esse fingimento aumenta o repertório das diversas linguagens, como o desenho, a...

—————

Como se caracteriza o pensamento da criança pré-escolar?

17/11/2009 14:51
   Ele é principalmente substitutivo e imitativo; Substitutivo porque ela descobre que objetos, pessoas e ações podem ser trocados ou evocados por outros; imitativos porque ela entra no universo da  ficção (imagina e faz correspondências).

—————

Quais os procedimentos para potencializar o desenvolvimento nessa faixa etária?

17/11/2009 13:54
   A primeira coisa a fazer é incentivar o uso da ferramenta mais poderosa, que é o corpo, por meio dele a criança entra em contato com texturas, temperaturas e gosto.    Outras ações são estimular a linguagem verbal por meios de histórias ou músicas e a imitação,...

—————


Contato

Tia Eugenia

55 11 5489-4577


Dicas da Tia:

   Não se esqueça de escovar os dentinhos ao se levantar, após as refeições e ao ir dormir, é saudável e só faz bem...