Novidades
18/11/2009 12:03
A criança descobre simbolicamente a importância do adulto em sua vida e as diferenças entre ambos.
Isso ocorre, por exemplo, quando ela faz de conta que é mãe e repreende o filho.
Cabe ao professor portanto, possibilitar que a mesma (criança) entenda essa...
—————
17/11/2009 15:43
Esse é o período sensório-motor, caracterizado pela inteligência prática.
O mundo é algo a experimentar e conhecer por meios dos órgãos dos sentidos e das ações corporais.
—————
17/11/2009 15:42
Presa à experiência imediata, ela nescessita da presensa dos objetos concretos.
Seus esquemas de ação são olhar, agarrar, ouvir, alcançar com a boca ou sentir com a pele.
—————
17/11/2009 14:56
No faz-de-conta, a criança realiza um esforço de tradução.
Ela não é velha, mas representa esse papel no jogo simbólico.
Também não é um bicho, mas pode imitá-lo.
Esse fingimento aumenta o repertório das diversas linguagens, como o desenho, a...
—————
17/11/2009 14:51
Ele é principalmente substitutivo e imitativo; Substitutivo porque ela descobre que objetos, pessoas e ações podem ser trocados ou evocados por outros; imitativos porque ela entra no universo da ficção (imagina e faz correspondências).
—————
17/11/2009 13:54
A primeira coisa a fazer é incentivar o uso da ferramenta mais poderosa, que é o corpo, por meio dele a criança entra em contato com texturas, temperaturas e gosto.
Outras ações são estimular a linguagem verbal por meios de histórias ou músicas e a imitação,...
—————